#NUTRIMORPHOSYS: A saúde da pele no verão

Quando se fala em saúde da pele pensamos imediatamente em cremes mas o tratamento de pele começa na alimentação. Consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pelo excesso de exposição ao sol e manter a pele hidratada.

  1. Chá: O chá verde é rico em catequinas que podem prevenir o acne, danos causados pela exposição solar e inflamações da pele. Para beneficiar destes antioxidantes bastam 3 copos de chá por dia (1 colher de chá da erva para cada copo de água, deixar infundir por 5 minutos). Os polifenóis do café e do cacau (mais 70% de cacau sem açúcar adicionado) podem também ajudar a reduzir manchas na pele.Resultado de imagem para cha
  2. Citrinos:  A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode ajudar a manter o colagénio na estrutura da pele e impedir a flacidez. Mas como o nosso organismo armazena esta vitamina em pequenas quantidades, é importante repô-la diariamente. Além das laranjas, toranjas, limões, limas, morangos e kiwis são também ricos em vitamina C. O alecrim também possui polifenois que em conjugação com os citrinos oferecem fotoproteção. Sugestão de infusão: 1 colher de sopa de casca de laranja + ½ colher de sopa de casca de limão + ½ colher de sopa de alecrim + 750ml de água. Ferver as cascas durante 5min, desligar e acrescentar o alecrim deixando repousar mais 5min. Pode ser bebido quente ou frio.Resultado de imagem para citrinos
  3. Frutas e legumes avermelhados:  A fruta e legumes que possuem pigmentação laranja/vermelha apresentam betacarotenos e licopeno que ajudam a prevenir as rugas precoces. Por exemplo a batata-doce, a cenoura, o melão, o pimento e o tomate podem ajudar a manter a pele firme e brilhante.Resultado de imagem para a cenoura
  4. Vegetais verdes escuros: São ricos em vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, pois combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Por exemplo os espinafres, couves, agrião, grelos e brócolos são excelentes fontes de vitamina A e podem ser consumidos frescos, crus, cozidos ou cozinhados a vapor.Resultado de imagem para espinafres
  5. Peixe gordo: Os ácidos gordos ómega 3 encontrados no peixe gordo, como no salmão, atum, sardinhas e peixe-espada possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol.Resultado de imagem para salmao
  6. Hidratação: É um fator essencial para a saúde da pele. Um adulto saudável deve beber entra 1,5 a 2 litros por dia. Contudo, podemos optar por bebidas não açucaradas como tisanas, chás frios, limonadas e água aromatizada. Uma má hidratação da pele promove celulite, secura, descamação e rugas precoces. O sal e as bebidas com gás são inimigos da hidratação, promovendo a retenção de líquidos e consequentemente a celulite.

Resultado de imagem para tisanas

A Nutricionista,

Rita Mestre

                               

                             

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