#NUTRIMORPHOSYS: COMO VOLTAR À FORMA APÓS OS EXCESSOS ALIMENTARES?

Sabemos que não cumpriste com as dicas que te oferecemos para tentares sobreviver à mesa neste Natal, e como tal os excessos alimentares nos últimos dias foram muitos, certo? E até aposto que a determinada altura ficaste enjoada(o) de tanta comida, bem como nos dias seguinte te sentiste inchada(o). Isso ocorre, devido ao consumo de açúcar, sal e gordura em quantidades maiores provocando retenção de líquidos que é a responsável por essa sensação de inchaço. Para não falar no álcool que provoca desidratação das tuas células.

E o que fazer para acabar com a retenção e voltar à forma?

1. A melhor estratégia passa por voltar ao teu plano alimentar o mais rápido possível e não, não deves esperar por Janeiro. O ideal é começares já a colocar em prática as boas rotinas alimentares, de forma a que o teu corpo encontre novamente o equilíbrio (homeostase).  

2. Tomar o pequeno-almoço e comer de 3 em 3 horas, evitando consumir as sobras do Natal – Começar o dia com um pequeno-almoço nutritivo fará com que o resto do dia corra pelo melhor, sem fomes exageradas, nem descontrolos alimentares, mantém-te saciada(o) fazendo pelo menos 5 refeições por dia.

3. Aumenta o consumo de água nos dias seguintes (mínimo 2 L), ajudar-te-á a eliminar o inchaço e a reidratar o organismo (principalmente para quem abusou do álcool). Os refrigerante com cafeína e adoçantes também contribuem para a desidratação por isso evita, mesmo os “zero”.

4. Chás com efeito diurético – os chás são excelentes opções para ajudar a diminuir a retenção de líquidos, principalmente os com efeito diurético, tais como: cavalinha, dente-de.leão, hibisco, chá-verde, gengibre com canela, etc.., que aumentam a produção de urina.

5. Reduz o consumo de sal e investe nas especiarias e ervas aromáticas. Dá primazia ao consumo de frutas e vegetais de folha verde escura, frutos secos e sementes, ricos em cálcio e magnésio que competem com o sódio pela absorção no organismo e por isso, se consumires quantidades adequadas de ambos, o teu corpo força a eliminação do sal.

6. Aumenta o consumo de alimentos ricos em proteína (carne, peixe, ovos, leguminosas), pois além de promover maior saciedade também têm a capacidade de regular os fluidos corporais.

7. Toca a mexer! – Se estiveste parada(o) sem treinar na quadra natalícia, está na altura de acabar com a inércia e voltar aos treinos! O exercício ajuda não só a estares em forma, como a eliminar água através da respiração e transpiração. 

A Nutricionista,

Ana Reis 

                            

 

 

 

 

                             

 

 

Deixe uma resposta

Close Menu
×
×

Cart