#NUTRIMORPHOSYS – 10 ESTRATÉGIAS PARA FAZERES COMPRAS SAUDÁVEIS

Pensamos no que podemos falhar à mesa ou mesmo no rigor na confecção mas na maioria das vezes o que verdadeiramente não acontece é termos bom senso, e critério, em fazermos compras saudáveis no supermercado.

Como tal, a nossa nutricionista Rita Mestre deixa-nos 10 estratégias importantíssimas quando fores às compras: 

  1. Faz uma lista com tudo o que precisas comprar e guia-te por ela nas compras, assim evitarás comprar alimentos desnecessários.
  2. Não vás às compras com fome, caso contrário irá ser difícil controlar a vontade de comprar alimentos ricos em açúcar e gordura.
  3. Tenta não levar crianças para as compras, irás demorar menos tempo e conseguirás controlar melhor os extras adicionados ao carrinho de compras.
  4. Lê sempre os rótulos dos alimentos de modo a fazeres melhores escolhas. Vais encontrar informações importantes como a lista de ingredientes e a informação nutricional, que indica as calorias e a quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais.
  5. Fica atento ao prazo de validade dos alimentos, principalmente se eles estiverem em promoção ou com um preço muito abaixo do normal, pois muitas vezes nestas situações os alimentos apresentam uma reduzida data de validade.
  6. Prefere os produtos naturais aos industrializados. Segue o lema descasca mais e desembala menos.
  7. Compra ervas aromáticas, temperos e especiarias para dar mais sabor aos alimentos e evita comprar molhos.
  8. Evita passar no corredor dos doces e dos snacks salgados. É mais difícil resistir às tentações quando elas estão à nossa frente.
  9. Deixa sempre os alimentos frios ou congelados para último. Assim ficarão menos tempo expostos à temperatura ambiente e consequentemente apresentam menor risco de contaminação ou deterioração.
  10. Aproveita os descontos nas carnes e nos peixes e congela com antecedência para o mês inteiro. Embala as porções em película aderente, depois separa as peças por tipo de preparação e coloca em sacos próprios para congelar. Cola uma etiqueta especificando o conteúdo e a data. Usa sempre o frigorífico para descongelar os alimentos, em vez de deixares à temperatura ambiente.

A Nutricionista,

 

Rita Mestre

Deixe uma resposta

Close Menu
×
×

Cart