#NUTRIMORPHOSYS: A IMPORTÂNCIA DE COMER SOPA?

Se olharmos há uma década atrás, a sopa era um dos pratos essenciais na mesa de todos nós. Para muitos, era provavelmente o único prato por refeição, obviamente motivado por questões económicas. Contudo, qual a importância de comer uma sopa como primeiro prato?

Rica em minerais, vitaminas e antioxidantes, de baixo valor calórico, a sopa poderá ser incluída nas nossas refeições como um complemento de que, muitas vezes, não ingere a quantidade necessária de vegetais, por exemplo. Com um considerável teor de fibras, combinadas com água, poderão gerar uma maior saciedade e um melhor funcionamento intestinal.

As sopas de vegetais são confeccionadas com uma mistura de legumes, hortaliças, batata e azeite para temperar. Em termos nutricionais fornecem:

  • Vitaminas:como vitamina C, ácido fólico e carotenos;
  • Minerais:como cálcio, potássio, ferro, zinco e magnésio;
  • Fibras: que fornecem saciedade e regulam o trânsito intestinal. Além disso quando a sopa é ingerida no início das refeições, diminui o apetite para o 2º prato que geralmente é mais calórico;
  • Hidratos de carbono:se a sopa tiver batata/batata-doce, arroz, massa ou as leguminosas. Também podes optar por uma alternativa low carb ao utilizares como base curgete, couve-flor, brócolos e chuchu;
  • Proteínas:de origem vegetal e animal se adicionarmos carne, peixe ou ovos;
  • Gordura:em pouca quantidade e de preferência sempre azeite (apenas 1 fio depois de cozida). Se usas caldos concentrados tipo Knorr está na altura de os deixares de lado;
  • Antioxidantes: como o alho, a cebola e o azeite;
  • Uma fonte de hidratação: a sua composição é rica em água;
  • Um baixo valor calórico: depende dos ingredientes que lhe adicionamos, mas geralmente ronda entre as 50 e as 100 kcal por 100g;
  • Uma confeção saudável: pois é confeccionada a uma temperatura de 100ºC, o que impede a formação de compostos carcinogéneos;
  • Uma preparação rápida e económica:os seus ingredientes são baratos, a sua preparação e confeção demora pouco tempo, fazem-se várias porções de uma só vez e pode ser congelada e reaquecida mais tarde.

A Nutricionista,

Rita Mestre

                               

                             

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